Celebrar o Presente e Projetar o Futuro
- Filipa Serras
- 23 de dez. de 2024
- 3 min de leitura

À medida que o ano chega ao fim, a época festiva convida-nos a refletir sobre as nossas conquistas e desafios. Celebrar as vitórias, sejam elas grandes ou pequenas, é essencial para cultivarmos gratidão. é nesta altura que nos reunimos com amigos e família para relembrar bons momentos, praticamos a gratidão dando e recebendo e até mesmo escrevendo sobre o que foi positivo durante o ano que está a terminar. Temos a oportunidade de nos reencontrarmos connosco próprios no seio familiar, que tendêncialmente foi sendo deixado para o fim, do ano.
Vivemos tanto no passado e no futuro que por vezes nos deixamoslevar pela data marcada no calendário e nem nos apercebemos que para estar em familia não precisamos de esperar pelo Natal, que para celebrar e ter esperança, não precisamos de esperar pelo ano ano novo, mas se é para esperar que seja um espera grandiosa e que seja vivida com afinco, porqueu é dessa forma que o planeamento do nosso futuro será ainda mais saboroso.
E como o podemos fazer? Para projetarmos um novo ano com mais intenção, o autoconhecimento é fundamental. Refletir sobre os nossos valores e desejos ajuda-nos a definir resoluções mais alinhadas com quem realmente somos. Que tal começar com um diário de reflexões ou momentos de meditação para nos conectarmos com os nossos verdadeiros objetivos? Já experimenas-te? Se ainda não fazes, é algo que te aconcelho vivamente. Começa com o journaling, deixa os teus pensamentos tomarem conta dos movimentos da tua mão com a caneta, e vai ver o que te aparece na folha. É muito revelador.
Mas isto é apenas uma das formas que temos para olhar e planear o futuro, neste caso o teu ano 2025. Existem várias ferramentas que podes usar, sendo as que te vou passar, muito simples, intuitivas e de fácil aplicabilidade no teu dia a dia. São elas:
Reflexão Regular: Reservar um tempo para refletir sobre os momentos do ano que passou, anotando o que correu bem e o que poderia ser melhor. Esta prática, se for mantida de forma diária, traz-nos muita consciêncialização sobre a forma como reagimos aos eventos da nossa vida e como de alguma forma podemos melhorar, sejam eles positivos ou negativos.
Feedback: Pedir opiniões a amigos, familiares ou colegas sobre pontos que podemos aprimorar. Às vezes, uma perspetiva externa ajuda a identificar áreas que não notamos. Esta prática traz algum desconforto, porque na realidade o que estamos a pedir é para que as pessoas nos critiquem, algo a que o Ser Humano é avesso. No entanto, quando iniciamos esta prática percebemos o quão poderosas estas criticas construtivas são para o nosso crescimento, e na maioria das vezes, para a redefinição da identidade.
Autoavaliação: Utilizar ferramentas como questionários ou diários para avaliar as nossas competências e comportamentos. Esta auto-avalaição está em parte ligada com o Journaling, porque é algo que pode aparecer durante a escrita, uma vez que se trata de um momento mais refletivo do dia, e como disse a cima, é uma das práticas mais poderosas e de auto-cuidado mental que podemos ter com nós mesmos.
Definição de Objetivos: Estabelecer metas específicas e alcançáveis para cada área que desejamos melhorar. Sem metas temos a sensação de que a vida não faz sentido, até porque as metas é forma do nosso cerebro reconhecer que estamos em modo sobrevivência, e só sobrevivemos se atingirmos um determinado objectivo. Daí a importância da definiçã de objectivos.
Aprendizagem Contínua: Investir em formação, workshops ou leituras que nos ajudem a crescer nessas áreas. Esta é a base para o crescimento mental. o que ouvimos define muito a pessoa que somos, porque quando ouvimos, o nosso cerebro está a receber uma determinada informação. Consoante a informação que deixams entrar na nossa mente, assim será a nossa forma de pensar. Dá há tua mente o combustivel que sabes que te vai fazer crescer.
Com estas práticas, podemos planear e executar com uma visão clara do que queremos melhorar e com um plano concreto para o nosso crescimento pessoal, no novo ano que ae avizinha. Por isso, celebra a pessoa que és e trabalha na pessoa que queres ser.
Comments