Inspiração dos Lideres
- Filipa Serras
- 16 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de ago. de 2024

Como humanos acreditamos que os líderes nasceram para inspirar os outros e que essa é a sua função principal, para além de cuidar e garantir a qualidade do ambiente dos que estão à sua volta. Por um lado, enquanto pais devemos amar cuidar e ensinar como verdadeiros líderes parentais; enquanto profissionais o nosso dever enquanto líder é inspirar os outros pelo exemplo e ao mesmo tempo cuidar e garantir de que nada falta a quem está à nossa responsabilidade; enquanto representantes de países de Nações o líder temos de garantir que todas as pessoas têm o mínimo de condições para ter uma qualidade de vida aceitável, seja lá o que isso for.
No entanto, uma questão se impõe: o que inspira os líderes?
Para inspirar têm que ter sem dúvidas algumas bases, ser um exemplo só por si, pelos comportamentos, pelo que dizem, pela forma como andam. Mas, e quem é que os ensina a inspirar? Quem é que será a inspiração dos líderes? Onde é que eles vão buscar inspiração a inspiração? Não é algo que vem do ar, a inspiração é algo que se cria e se vai criando ao longo dos tempos, portanto eu vou deixar aqui os 5 princípios base para a inspiração dos líderes, idenpendentement da natureza deles. Eu não estou a falar de qualquer liderança, apenas a mais importante, EU. Eu sou a líder de mim própria assim como tu és o líder de ti próprio ou própria.
Ora então quais são esses princípios:
AMOR-PRÓPRIO
Reconhecer e valorizar-te, aceitando e respeitando quem és com todas as tuas qualidades e imperfeições. É o ato de cuidar de ti, tanto emocional quanto fisicamente, priorizando o próprio bem-estar e entendendo que tu merece ser tratado/a com respeito e dignidade.
Esse conceito envolve práticas como estabelecer limites saudáveis, fazer escolhas que promovam teu crescimento pessoal, e desenvolver uma autoimagem positiva.
Amor-próprio também está relacionado à capacidade de te perdoares pelos erros do passado, entender as tuas necessidades e agir de acordo com elas, sem depender da validação externa. Cultivá-lo é essencial para uma vida equilibrada e saudável, impactando positivamente a forma como tu te relaciona com os outros e com o mundo ao teu redor.

MENTALIDADE
Refere-se ao conjunto de crenças, pensamentos e atitudes que moldam a forma como uma pessoa vê o mundo e age nele. É a "lente" pela qual interpretamos as experiências, os desafios e as oportunidades em nossas vidas.
A tua mentalidade influencia diretamente as tuas ações e reações, impactando o sucesso pessoal e profissional, bem como a capacidade de enfrentar adversidades. Desenvolver uma mentalidade de crescimento, por exemplo, pode levar a uma maior resiliência, criatividade e realização.

CURIOSIDADE
Tratasse do desejo natural de aprender, explorar e entender o mundo ao nosso redor. É uma força motivadora que nos leva a fazer perguntas, buscar novas informações e descobrir coisas novas. A curiosidade é fundamental para a aprendizagem, a inovação e o desenvolvimento pessoal, porque nos impulsiona a sair da nossa zona de conforto e a experimentar novas ideias e experiências.
A curiosidade pode ser cultivada em qualquer idade e é uma habilidade valiosa tanto na vida pessoal quanto na profissional. Estar aberto a novas experiências, fazer perguntas e explorar o desconhecido são formas de manter a curiosidade viva.

VISÃO
É a perspectiva ou imagem mental que temos sobre como queremos viver a vida e o que desejamos alcançar ao longo dela. É como um "mapa" que guia as decisões, ações e prioridades, ajudando a manter o foco em objetivos importantes e a alinhar escolhas diárias com valores e propósitos maiores.
Ter uma visão clara pode fornecer um sentimento de direção e significado, ajudando a tomar decisões que estão alinhadas com os teus objetivos e valores. Ela serve como uma bussula, especialmente em momentos de dúvida ou desafio, ajudando a manter o foco no que realmente importa.

FÉ
É uma crença ou confiança profunda em algo ou alguém, mesmo sem evidências concretas ou provas tangíveis. É frequentemente associada à espiritualidade e à religião, mas também pode se manifestar em outros aspectos da vida. A fé pode ser vista como uma força que dá esperança, conforto e direção, especialmente em momentos de incerteza ou dificuldade.
A fé pode ser uma fonte poderosa de motivação e resiliência. Ajuda-nos a enfrentar o desconhecido, a lidar com as adversidades e a manter a esperança, mesmo nos momentos mais difíceis.

Estes são os 5 princípios que sustentam a base da inspiração dos líderes, todos eles vêm do seu íntimo. Todos nós somos líderes e Eu Acredito mesmo nisto. Somos os líderes da nossa vida e ela é mais importante do que a nossa vida para liderar. Fica a dica!
Comments